quinta-feira, 10 de novembro de 2011


PT nega recebimento de doações do banco PanAmericano







Em nota divulgada nesta quinta-feira (10), o PT nega ter recebido doação do banco PanAmericano nas eleições de 2010.

"O PT não recebeu qualquer doação do Banco PanAmericano referente às eleições de 2010, conforme pode ser constatado na prestação de contas apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral", diz o documento.

A nota, assinada pelo secretário nacional de Finanças e Planejamento do PT, João Vaccari Neto, diz ainda que o partido faz a verificação de todas as doações que recebe para certificar, através do CNPJ, a existência legal das empresas doadoras e o seu ramo de atividade, cumprindo o que determina a legislação eleitoral.

Segundo reportagem publicada hoje pela Folha, o banco PanAmericano doou R$ 300 mil para o diretório nacional do PT em maio do ano passado, poucos meses antes do início da campanha que levou a presidente Dilma Rousseff ao Planalto.

A contribuição foi contabilizada regularmente pelo partido, mas foi feita de maneira dissimulada pelo banco, que usou empresa com a qual tinha relações comerciais para fazer o repasse e disfarçar a origem do dinheiro.

A doação foi feita poucas semanas depois do início das investigações do Banco Central que apontaram fraudes nas operações do PanAmericano e mais tarde revelaram um rombo de R$ 4,3 bilhões na sua contabilidade.

Na mesma época em que a contribuição foi feita, o banco discutia com a cúpula do PT a contratação de uma de suas empresas para viabilizar o uso de cartões de crédito para captar doações eleitorais na internet
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário