quarta-feira, 11 de abril de 2012


Manobra durante ‘posse’ de secretários sinaliza carta na ‘manga’ de Cássio e RC




Manobra durante ‘posse’ de secretários sinaliza carta na ‘manga’ de Cássio e RC

PLANO B: manobra durante ‘posse’ de secretários sinaliza para possibilidade carta na ‘manga’ de grupo liderado por Cássio e Ricardo Coutinho em importante colégio eleitoral da PB  

Pouca gente observou, porém um fato deixou muita gente intrigada quando o governador Ricardo Coutinho (PSB) após anunciar vagem para os Estados Unidos não transmitiu o cargo para o seu vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) e acabou transmitindo o comando do governo interinamente para o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, na opinião de muitos uma manobra política de Rômulo Gouveia.  

Informações de bastidores dão conta que mesmo negando a intenção de disputar a prefeitura de Campina Grande, o vice-governador Rômulo Gouveia, ‘providenciou’ uma agenda em Brasília para não se ver impedido de alijar de vez a pretensão de disputar a prefeitura da Rainha da Borborema.  

É válido lembrar que essa decisão, também pode ter sido acatada em ‘grupo’, pois, o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), não gostariam de ‘rifar’ um forte nome faltando seis meses para o pleito. Também merece destaque o bom desempenho eleitoral do deputado federal Romero Rodrigues (PSDB), pois a sua pré-candidatura, segundo pesquisa Correio/Consult está na segunda colocação, superando a candidata ‘governista’ Tatiana Medeiros (PMDB) e perdendo para a deputada Daniella Ribeiro (PP). Segundo a pesquisa Romero aparece com 24% do eleitorado, Daniella 27% e Tatiana 11%.  

Mesmo com alguns ‘desgastes’ naturais, como as duas derrotas consecutivas para o prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) na cidade de Campina Grande, Rômulo, mesmo com a possibilidade de ser o candidato do grupo, sempre se manifestou favorável a postulação de Romero Rodrigues;  

“No instante e que trabalho e trago benefícios para a cidade de Campina Grande sinto-me realmente contemplado. Hoje, acredito que a oportunidade é do deputado Romero Rodrigues, que faz um excelente trabalho como deputado federal, inclusive se destacando entre os demais. Acredito que ele terá um grande desempenho e fará um belo trabalho chegando à Prefeitura Municipal de Campina”, salientou o ‘gordinho no mês de janeiro, declarações que sempre foram ratificadas quando questionado sobre o assunto nos últimos quatro meses.  

Outra conjuntura que pode agregar ainda mais os dois lideres ligados a família Cunha Lima, diz respeito à possibilidade de Rômulo indicar para a vice de Romero, a sua esposa a deputada estadual Eva Gouveia (PSD).  

Pelo sim pelo não, mesmo com o crescimento e aceitação ao nome de Romero Rodrigues, o vice-governador Rômulo Gouveia poderá ser visto até o embate eleitoral como: um reserva de luxo no embate eleitoral da cidade.

TRANSPOSIÇÃO: CÁSSIO CONSEGUE APOIO PARA O PLANO DE GESTÃO DA PARAÍBA




O uso racional da água será o principal vetor de desenvolvimento do semiárido, por isto, temos que fazer o dever de casa e agilizar logo este plano”, afirmou Cássio.
Para colher informações que possibilitem privilegiar o uso racional da água e em especial das águas oriundas da transposição do Rio São Francisco, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) esteve hoje na sede da Agência Nacional das Águas em audiência com o Diretor-Presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo. Cássio tem se aprofundado nas questões que afetam diretamente o semiárido e em especial das regiões mais castigadas pelas estiagens periódicas que atingem a região.

Durante a audiência concedida pelo Diretor-Presidente da ANA, Cássio sugeriu e conseguiu aprovar a realização de uma reunião de trabalho em Campina Grande, no próximo mês, para que a diretoria da Agência apresente suas sugestões aos técnicos do Governo Estadual e aos membros do Comitê Pró-Transposição. O senador paraibano já se comprometeu a convidar pessoalmente o governador Ricardo Coutinho e o Arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto, que é presidente do Comitê pela Transposição, criado ainda durante a sua gestão estadual.

O Plano de Recursos Hídricos consiste num importante instrumento de gerenciamento, pois fixa os usos múltiplos da água, com a definição das prioridades, ações, programas e projetos, visando compatibilizar os usos com a conservação. “Ele é desenvolvido com a participação dos poderes públicos, estadual e municipal, da sociedade civil e dos usuários e permite conhecer e fornecer orientações para a implementação dos demais instrumentos previstos na Política Estadual de Recursos Hídricos. Irá também subsidiar os Comitês de Bacia hidrográfica na gestão efetiva dos recursos hídricos”, explicou o diretor da ANA. Paulo Lopes Varella

SALA DE SITUAÇÃO - Durante a visita à sede da ANA, em Brasília, o senador Cássio Cunha Lima conheceu a Central de Monitoramento Hidrometeorológico e prevenção a eventos críticos, e recebeu uma boa notícia: em maio, começa a funcionar a sala de situação da ANA em Campina Grande. Onze estações telemétricas da ANA já instaladas na Paraíba (outras quinze estão em construção) irão acompanhar as tendências hidrológicas dos rios Piranhas, Açu, Paraibinha e Piancó, com análise da evolução das chuvas, níveis e das vazões dos rios e reservatórios, da previsão do tempo e do clima, bem como a realização de simulações matemáticas que auxiliam na prevenção de eventos extremos.

“Será possível avaliar com antecedência as regiões onde podem ocorrer cheias ou secas, evitando perdas humanas e prejuízos econômicos”, garantiu Joaquim Guedes Corrêa Gondim Filho, Superintendência de Usos Múltiplos. A sala de situação da ANA está em fase final de instalação nas dependências da UEPB, e fará o monitoramento dos sistemas de reservatórios, de alertas hidrológicos e decretações de situação de emergência ou Estado de Calamidade Pública.

ALÉM DE TER O MANDATO CASSADO, FELIPE LEITÃO FICA INELEGÍVEL POR 3 ANOS E RECEBE MULTA DE 50 MIL UFIR



Além de ter o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, o vereador Felipe Leitão (PP) também ficará inelegível por três anos e terá que pagar uma multa de 50 mil Ufir conforme a decisão do juiz Eslu Eloy Filho. O magistrado reconheceu que o vereador praticou gastos ilícitos durante a campanha eleitoral, captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico.

Como multa, considerando a gravidade da conduta e o universo de eleitores alcançados pela promessa ou compra de votos, com a nítida capacidade de influir decisivamente no resultado do pleito, o juiz aplicou uma multa de 50 mil Ufir.



“Como de fato influiu, ocupando o investigado uma cadeira que seria de outrem que com ele concorreu de forma honesta, ferindo a liberdade de escolha e a legitimidade de seu mandato, aplico o valor correspondente a 50 (cinquenta mil) Ufir’s”, mostra a decisão do magistrado.



Ainda na decisão, o magistrado mandou que se oficie-se à Câmara Municipal de João Pessoa, à Zona Eleitoral responsável pela diplomação nesta capital e ao TRE-PB para as providências cabíveis, notadamente os efeitos da inelegibilidade e posse do suplente Djanilson da Fonseca.

domingo, 8 de abril de 2012


Mesmo com a falta de musculatura da candidata do PSB, Nacional não vai interferir no pleito de JP...





Mesmo com a falta de musculatura da candidata do PSB, Nacional não vai interferir no pleito de JP
Apesar da candidata escolhida pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) para disputar a prefeitura municipal de João Pessoa ainda não ter demonstrado musculatura política suficiente para agregar aliados, a executiva nacional do PSB decidiu que não vai interferir nas decisões da executiva municipal na Capital. De acordo com o presidente da legenda em João Pessoa, Ronaldo Barbosa, o nome de Estelizabel Bezerra foi pensado e aprovado pela cúpula da legenda e agora o partido trabalha para consolidar o nome da socialista e não o contrario.

“Estamos no primeiro momento na campanha eleitoral que é o processo de desemcompatibilização. A partir daí a campanha toma novas estruturas e rumos, em junho é que se consolidam os projetos do ponto de vista das alianças, indicações de vice e projeto de governo. É um tempo razoável”, explica.

Ainda conforme o dirigente, a hipótese de interferência da Nacional nas eleições da Paraíba surgiu com a grande repercussão na mídia local da tese do ‘volta Agra’. Alguns acreditavam que o presidente nacional Eduardo Campos poderia dar a ultima palavra, no entanto Campos entendeu que o PSB local conhece o cenário político e tem autonomia para decidir qual a melhor solução após a renuncia da reeleição do atual prefeito.

Otimista com o nome escolhido pelo partido, Barbosa ousa e chega a comparar Estelizabel a Dilma, afirmando que as duas nunca foram candidatas e, no entanto, hoje Dilma é presidente da Republica.

Nonato Bandeira concede entrevista coletiva segunda-feira na Câmara Municipal de João Pessoa...







O pré-candidato a prefeito de Joāo Pessoa pelo PPS, jornalista Nonato Bandeira, irá conceder uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (09) às 11h, na Câmara Municipal de João Pessoa.

O objetivo é fazer uma rápida prestaçāo de contas de sua passagem pela Secretaria de Comunicaçāo do Estado, além de apontar quais os próximos passos e estratégias da campanha dos partidos que formam a Frente Partidária Democrática nas eleições deste ano e qual o discurso político e administrativo que irá adotar em todo este processo.

Conforme tinha antecipado desde que o PPS e outros partidos lançaram seu nome a prefeito, Nonato entregou o cargo no início do mês de abril, antecipando-se ao prazo legal de desincompatibilizaçāo previsto para 6 de junho e atendendo decisāo do Governo em promover uma reforma administrativa em sua equipe.

A partir de agora, Nonato dedica-se exclusivamente à pré-campanha, quando pretende manter contatos políticos, conceder entrevistas, formar a equipe de trabalho e elaborar o Plano de Governo ouvindo segmentos sociais, lideranças e a populaçāo em seus bairros e comunidades.

Governador Ricardo Coutinho empossa auxiliares e pede empenho total...

O governador Ricardo Coutinho (PSB) empossou neste domingo (08) os novos secretários e auxiliares de sua gestão, e discursou sobre a necessidade dos secretários e dirigentes se engajarem na luta em prol do Governo: "Quem não gostar da luta, deve deixar este governo", resumiu ele, no discurso de boas vindas aos gestores. 
Ele informou que a reforma administrativa se deu pela saída de alguns auxiliares que desejam concorrer às eleições deste ano, pela opção de outros de deixarem os cargos e também pela necessidade de adequação em alguns setores.
Em entrevista concedida depois da posse, Ricardo Coutinho falou sobre a reforma, disse que o governo não é um "feudo" e que estabilidade, ainda que temporária, só ele e o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) têm porque foram eleitos pelo povo:
“Todos nós estamos aqui para servir mais e melhor à população. No Estado não existem feudos. Há secretarias ocupadas pessoas que precisam dialogar com as outras para produzir um produto melhor. Solicitei unidade ao governo para continuar avançando. Os números que a Paraíba tem são infinitamente melhores. Este ano estaremos com R$ 2,6 bilhões de investimentos públicos no Estado. Um volume maior que isso será de investimentos privados”, destacou.