sexta-feira, 30 de dezembro de 2011


A HISTÓRIA SE REPETE: Luciano Cartaxo corre risco de ser atropelado pelo mesmo erro de 2010; saiba por quê...





A HISTÓRIA SE REPETE: Luciano Cartaxo corre risco de ser atropelado pelo mesmo erro de 2010; saiba por quê
A proximidade com as eleições municipais de 2012 pode, mais uma vez, fazer a história se repetir sem que nem mesmo os principais protagonistas dos acontecimentos possam se dá conta.

Antes de começar a contar o que vai acontecer primeiro relembremos o passado.

Em 2010 o vice-governador Luciano Cartaxo (PT) se dipôs a postular, novamente a vice ao lado do governador José Maranhão (PMDB). Assim, o PT continuaria aliado do PMDB e teria espaço na chapa majoritária. A insistência do petista, no entanto, foi ignorada e Cartaxo acabou tendo que disputar uma vaga de deputado estadual.

‘Humilhado’, Cartaxo, todavia foi o único que saiu exaltado, já que logrou êxito e está com o mandato assegurado até em 2014.

Como foi preterido da chapa majoritária, o PMDB correu atrás do prejuízo e acabou chamando o presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, para ser o candidato a vice na chapa de José Maranhão.

Até o momento Rodrigo dizia que não queria a vaga, porém, acabou aceitando com gosto a lembrança e a concretização do seu nome na chapa majoritária. Rodrigo frustrou literalmente os planos de Cartaxo, quando tinha autonomia de presidente para defender o nome do colega na majoritária.

Em 2012, mais uma vez Rodrigo Soares pode atropelar os planos de Luciano Cartaxo. É que o dirigente foi cotado para postular a vice do prefeito Luciano Agra (PSB), virtual candidato a reeleição na prefeitura de João Pessoa. Por outro lado, Luciano Cartaxo defende a tese de candidatura própria, seguindo assim a determinação da executiva nacional do partido.

Rodrigo Soares atualmente defende a candidatura própria, mas, a vaidade de postular como vice em uma chapa praticamente vitoriosa pode mudar o destino do PT em 2012, que pode passar de protagonista a mero coadjuvante.

O fato é que tese já vem sendo, discretamente, costurada no núcleo mais flexível do PT e mexe totalmente com as estruturas da legenda na Paraíba. A estratégia e dizer que a indicação de Soares levaria o PT a praticar a unidade política.

Mas por que escolher Rodrigo Soares, derrotado em 2010, em vez de Luciano Cartaxo, o único vitorioso? O petista Júlio Rafael responde. Estão trabalhando, então, pra lançar Rodrigo Soares vice de Agra. “Por que não? O importante é acabar com essa briga interna e fazer com que o PT possa consolidar sua unidade e trabalhar para a confirmação de alianças que se cruzam em nível nacional. Bom para o PT, bom para João Pessoa”, declarou Júlio Rafael um dos entusiastas da idéia. Júlio não está sozinho. Gente próxima a Luciano Cartaxo, que pleiteia candidatura própria a prefeito de João Pessoa, também já defende a tese, garantindo uma compensação futura para o deputado. Do ponto de vista político, para Agra, o problema é encarar um vice que esteve no ano passado na chapa de Maranhão, cujo projeto foi combatido e derrotado pelo PSB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário