quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Revista Veja relaciona Cícero entre os senadores mais atuantes do País

Revista Veja relaciona Cícero entre os senadores mais atuantes do País
 
Primeiro secretário do Senado Federal, o paraibano Cícero Lucena (PSDB), foi escolhido pela Revista VEJA o 9° melhor senador do Brasil em 2012. O chamando ranking do progresso foi produzido pela Revista VEJA em parceria com a Universidade Estadual do Rio do Janeiro (UERJ), através do Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.
 
A VEJA classificou os deputados e senadores a partir do posicionamento em relação a nove eixos fundamentais. Eles começam por uma carga tributária menor e sistema tributário mais simples, passam pela diminuição da burocracia e chegam à proposta de leis trabalhistas que respeitem igualmente empregadores e empregados.
 
-Essa é uma conquista muito importante na minha trajetória política, principalmente pela responsabilidade do cargo de primeiro secretário, levando em consideração as cobranças e dificuldades de administrar uma Casa com desafios históricos, observou Cícero.
 
Os nove temas selecionados por VEJA foram afetados de alguma maneira no Congresso por 142 projetos de lei e medidas provisórias cuidadosamente analisados. Cada uma das proposições foi classificada como “favorável” ou “desfavorável”, de acordo com seu impacto positivo ou negativo sobre os nove eixos definidos por VEJA.
 
O segundo passo foi selecionar as ações parlamentares. A saber: a) pareceres em relatoria; b) apresentação de emenda; c) posicionamento em votação nominal e d) pronunciamentos em plenário e comissões. Para cada atividade foi estabelecido um peso. Os pareceres têm peso 4, pois são a base da tomada de decisão. Os pronunciamentos, embora mais visíveis ao público leigo, têm peso 1, pela ineficiência da retórica gratuita.
 
Galgaram posições no ranking os parlamentares que, em seu cotidiano legislativo, defenderam as propostas a favor dos nove temas centrais estabelecidos por VEJA – perderam pontos aqueles que estiveram contra essas ideias em favor de um Brasil mais moderno e competitivo.
 
Foram observados os seguintes eixos. Carga tributária menor e sistema tributário mais simples; Infraestrutura; Qualidade da gestão pública; Combate à corrupção; Qualidade da Educação; Marcos regulatórios estáveis aplicados com transparência por agências independentes; Diminuição da burocracia; Equilíbrio entre os três poderes e Leis trabalhistas justas para empregadores e empregados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário