sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

((( PLANO B )))

Após enfraquecimento de Cícero, Ruy Carneiro já admite disputar o Senado em 2014 pelo PSDB

PLANO B: após enfraquecimento de Cícero, Ruy Carneiro já admite disputar o Senado em 2014 pelo PSDB 

Embora cauteloso, para não entrar em choque com a pretensão de Cícero Lucena em se candidatar à reeleição, o deputado federal Ruy Carneiro, atualmente na presidência do diretório regional do PSDB na Paraíba, tem admitido em conversas íntimas e até em contato com jornalistas que vê com bons olhos a hipótese de concorrer à única vaga ao Senado que estará em jogo em 2014. O parlamentar considera que isto seria uma premiação na sua carreira política, iniciada em João Pessoa com o mandato de vereador, passando pela Assembléia Legislativa, pela ocupação do cargo de Chefe da Casa Civil da prefeitura da capital e agora com a passagem pela Câmara Federal, onde avalia que vem tendo uma atuação à altura dos interesses dos paraibanos e das metas que traçou para pôr em pauta naquele cenário de poder.    

Ruy Carneiro também foi candidato a prefeito de João Pessoa, na disputa de 2004, perdendo a parada em primeiro turno para o hoje governador Ricardo Coutinho (PSB). Na época, como Chefe da Casa Civil da administração Cícero Lucena, que concluía seu segundo mandato, Ruy adquiriu visibilidade, instituindo um programa denominado “Se eu fosse prefeito”, que lhe facilitava o contato mais de perto com setores da população e buscava fomentar, de forma subliminar, uma propaganda preparatória para a disputa na qual acabou se envolvendo. Ele chegou a costurar uma mega coligação, que atraiu o apoio de cerca de uma dezena de partidos, mas Ricardo Coutinho, que havia deixado os quadros do PT, emergia como liderança alternativa de oposição, explorando eventuais flancos abertos na gestão de Cícero, o que respingou, colateralmente, no planejamento estratégico de Ruy, que era criticado por suposta falta de empatia com segmentos do eleitorado. A experiência foi considerada importante para projetar a imagem de Ruy, que em 2008 cedeu a vaga de candidato a prefeito a João Gonçalves, também derrotado por Ricardo Coutinho, enquanto, de sua parte, preparava-se para voos mais altos no panorama paraibano.    

Nascido no Rio, mas com ramificações familiares em nosso Estado, Ruy foi um parlamentar atuante na Assembléia Legislativa, e como deputado federal tem se notabilizado em algumas iniciativas, enfrentando a concorrência de centenas de outros parlamentares que representam diferentes Estados. Do ponto de vista da articulação política, ele tem procurado se empenhar no sentido de manter a unidade interna entre Cícero e o senador Cássio Cunha Lima. Teve um papel preponderante na movimentação que permeou a campanha de 2010, quando Cícero tentou se viabilizar como candidato próprio ao governo, enquanto Cássio declarava apoio a Ricardo Coutinho como única alternativa para derrotar o peemedebista José Maranhão. A tática de Cássio foi acertada, embora, atualmente, o senador por Campina Grande reconheça divergências com Ricardo, sem que isto o impeça de reiterar apoio à candidatura deste à reeleição, desde que contemple o PSDB com espaços na chapa majoritária, respeitando a sua representatividade no Estado.    

Cícero, que em 2012 foi derrotado pelo petista Luciano Cartaxo na tentativa de voltar à prefeitura de João Pessoa, tem se mantido arredio a comentários sobre seus projetos para o pleito do próximo ano. Mas, nos bastidores, já teria conseguido garantia da cúpula nacional, representada pelo presidente Sérgio Guerra (PE) para disputar novamente o Senado. Alguns dos seus correligionários receiam que a derrota em 2012 prejudique as aspirações de Cícero em 2014, tanto mais porque o páreo para o Senado será bastante acirrado, já havendo indicativos de candidaturas em diversas agremiações. Ruy, que é tido como um “político atilado”, estaria disposto a correr riscos mesmo em campo minado como a disputa territorial pelo Senado no próximo ano. Mas só se decidirá concretamente com a anuência de Cícero, que teria a opção de se candidatar, então, a deputado federal, invertendo-se as posições. Por enquanto, Ruy Carneiro defende a tese de que o PSDB deve ter candidato próprio a governador, e aponta o nome do senador Cássio Cunha Lima como o mais viável. Aproveita as indefinições para sondar os espaços em torno de uma virtual candidatura própria a senador, segundo confidenciam interlocutores políticos tucanos da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário